Como acontece um terremoto?
- Ana Paula
- 25 de set. de 2021
- 3 min de leitura
O misterioso nos encanta e para compreendê-lo é necessário ser curioso. Olá, criançada, vocês que gostam de ciência e de fazer perguntas curiosas e fascinantes, perguntas essas que vão das mais simples até as mais intrigantes, como por exemplo, o que é isso? Por que o céu é azul? Como os bebês nascem e de onde eles vêm? Por que têm estrelas no céu? Do que é feito arco-íris?
Bom, vocês são bastante curiosos, e isso é muito bom.

Mas agora eu quero fazer uma pergunta! Vocês sabem como acontece um terremoto? Mais uma pergunta: O que um ovo de galinha e uma panela com água fervendo tem a ver para tal entendimento?
Figura 1: Por estar localizado em três placas tectônicas, o Japão é um dos países que mais acontece terremotos.

Fonte: revistanews
Bem, venham comigo, pequenos Desgeo!
Para entendermos melhor como ocorre essas atividades, precisamos partir da estrutura interna da Terra. Por se tratar de um planeta rochoso, o nosso planeta divide em três camadas: crosta – parte mais sólida, o manto – a maior parte que é composta por rochas no estado pastoso, como se fosse massa de modelar ou uma amoeba – e o núcleo – a parte mais quente de todas, ele divide em duas camadas: núcleo externo que é líquido com temperaturas altas, um lugar muito quente, – núcleo interno, pelo contrário, é sólido com temperaturas altas, muito, mais muito quente mesmo; para se ter uma ideia, criançada, é semelhante a temperatura da nossa estrela, o Sol!
Para compreender melhor ainda, imagine o nosso planeta com um ovo. Isso mesmo, um ovo!
• A casca é a parte sólida, dura, onde estão as rochas e minerais;
• Clara, parte transparente do ovo, é o manto, onde estão as rochas em estado pastoso e quente, chamado de magma;
• A gema, parte amarela do ovo, corresponde ao núcleo, região mais quente da Terra.


Depois dessa explicação geológica, espero que vocês, criançada, tenham entendido a estrutura do nosso planeta.
A crosta terrestre é formada por uma diversidade de rochas. Apesar de ser a parte mais dura e sólida da Terra ela é muito frágil. A crosta divide-se em muitas partes, como se fosse um quebra-cabeça que se encaixar uma na outra. Estas peças formam o que dão origem ao que sabemos de crosta continental ou “terra firme” e crosta oceânica, encontra-se coberto de água dos oceanos. Cada pedaços desse quebra-cabeça ficam boiando sobre o magma, os geólogos(as) dão o nome dos pedaços de placas tectônicas e estão assentados sobre o magma ou “claro do ovo”.
Vocês já observaram uma panela fervendo?
Quando uma panela está fervendo ocorre um processo chamado de corrente de convicção, que nome esquisito, né! A água quente do fundo, aquecida pelo fogo, são levadas para cima, ao chegar na superfície, a água perde calor e desce para baixo, dando lugar a água mais quente. O magma segue esse sistema circular de movimento, ao chegar na superfície ele resfriasse perdendo calor e desce para baixo, dando lugar ao magma mais quente. As altas temperaturas (calor) e as pressões (forças) do interior do núcleo da movimentam o magma.

Esse movimento provoca deslocamento das placas tectônica/peças do quebra-cabeça da Terra, seguindo o movimento que a água ferve, como se empurrasse a tampa da panela. Neste caso, as placas tectônicas.
E aí que um terremoto ou abalos sísmicos acontecem, fazendo a terra vibrar, podendo durar de segundos a minutos, as placas tectônicas ou blocos rochosos que movimentam de forma lenta. Foças poderosa exercida pelo interior da Terra rompe e libera energia em forma de ondas, causando terremotos. De acordo com os movimentos, placas tectônicas realiza três movimentos:
• convergente: as placas de chocam uma contra outra;
• divergente: as placas se separam uma da outra, movimento que se afastam;
• transformante: acontece um atrito entres as placas.
Então quando um adulto perguntar como acontece um terremoto, vocês, pequenos Desgeo, já sabem explicar como seu conhecimento adquirido no aqui no DESGEO EDU sobre essas forças poderosas dos terremotos.
REFERÊNCIAS:
Por que os terremotos ocorrem? EBC, 08 de janeiro. de 2015. Disponível em: https://memoria.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/01/por-que-os-terremotos-ocorrem. Acesso em: 16 de setembro, de 2021.
Comentários