Como funciona um vulcão!
- Ana Paula
- 22 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Os vulcões são formados pelo movimento das placas tectônicas que provocam rachaduras profundas no solo na subsuperfície provocando aberturas próximas do topo de montanhas ou também em locais planos, liberando gases, lava e fogo como resultado da liberação do magma.
Partes de um vulcão:
Câmara magmática: é um grande reservatório de magma localizado embaixo do vulcão e responsável pela erupção.
Chaminé: é a passagem por onde o magma passa da câmara magmática até a superfície.
Magma ou lava: é uma pasta rochosa liquida que fica aquecida por volta dos 1.200°C e formada por silicatos de ferro, magnésio, compostos voláteis, bolhas de gás e enxofre.
Cratera: é a boca do vulcão por onde sai a lava e as cinzas vulcânicas.
Nuvem de cinzas: são partículas de rochas pulverizadas, que contêm areia e minerais saindo junto com a lava da cratera.

Funcionamento do vulcão
A melhor forma de explicar o funcionamento de vulcão é agitando uma garrafinha de refrigerante, já que a pressão gerada quando

agitamos é muito grande por causa dos gases e como não há por onde o gás sair, a garrafa irá inflar, mas, ao tirar a tampa, a pressão que está dentro da garrafa fará com que os gases e o líquido saiam com uma velocidade violenta da garrafa. Da mesma maneira acontece com um vulcão quando entra em erupção, onde o movimento do magma efervescente que se encontra na câmara magmática provoca a subida do magma até a superfície ou o magma pode aquecer a água em locais próximos provocando descargas explosivas de vapor e a intensidade da erupção vai depender da quantidade de gás dentro da câmara magmática.
REFERÊNCIAS:
Redação Terra. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/como-se-formam-os-vulcoes,c408859fd53ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
Mundo das curiosidades. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=abPhS9o5vk4
Comentários